Editorial

A Chegada ao Reino

Portugal não anda bem e o mundo não passa melhor. A economia enregela, as pessoas desalentam-se, a desconfiança alastra. Mas entre nós não nos dobramos à inevitabilidade e à sua contrapartida nacional-conformista do português sem emenda.

Mobiliza-nos a convicção de que uma consciência pública mais forte é estrutural para um futuro possível melhor.

Não vivemos da política, mas assumimos que temos um compromisso cívico que nos leva a intervir e a cuidar do que é público com empenho não inferior ao que dedicamos às causas próprias.

Pensamos de maneiras muito diferentes. As nossas visões e opiniões não serão sempre coincidentes e podemos mesmo discordar. Mas reconhecemos claramente a importância do que nos liga: junta-nos este compromisso e também uma maneira de debater que prefere os argumentos aos sectarismos, os questionamentos às obediências, a realidade que nos exige atenta interpretação como alternativa à autocomplacência de esquematismos certos de si.

Demasiadas certezas quando, dizia Hamlet, “há mais coisas no céu e na terra do que as que sonha a tua filosofia!”

Acreditamos no poder das palavras e na discussão argumentada de ideias sobre a coisa pública. Por isso praticamos aqui um discurso duas vezes civil – civil porque é esse o seu objeto, mas também civil porque é esse o seu método. A civilidade do discurso civil, sem receios de desalinhamento, convictos de que por aqui passam as fraquezas e as esperanças do país, é aquilo que prometemos aos nossos leitores.

Política de comentários do blog

Encaramos a participação na blogosfera num espirito de abertura à discussão de ideias, por diferentes que possam ser. O respeito pela opinião de todos é um princípio fundamental a que aderimos. Os comentários feitos no blog seguem os mesmos princípios, e reservamos o direito de editar ou não publicar comentários que não respeitem estes princípios.

Uma resposta a Editorial

  1. Jorge Sousa diz:

    Este blog tem muita qualidade. Obrigado por partilharem o vosso talento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s